O veganismo está se tornando cada vez mais popular.

Nos últimos anos, várias celebridades se tornaram veganas e uma grande variedade de produtos veganos apareceu nas lojas em todo país.

No entanto, você ainda pode estar curioso sobre o que esse padrão alimentar envolve – e o que você pode ou não comer em uma dieta vegana.

Neste artigo, mostramos tudo o que você precisa saber sobre o veganismo começando pelo básico.

O Que é o Veganismo?

O termo “vegano” foi criado em 1944 por um pequeno grupo de vegetarianos que se separaram da Sociedade Vegetariana de Leicester na Inglaterra para formar a Sociedade Vegana.

Eles escolheram não consumir laticínios, ovos ou quaisquer outros produtos de origem animal, além de abster-se de carne, assim como os vegetarianos.

O termo “vegano” foi escolhido combinando a primeira e a última letra de “vegetariano”.

Atualmente, o veganismo é definido como um modo de vida que tenta excluir todas as formas de exploração e crueldade animal, seja de alimentos, roupas ou qualquer outro propósito que explore os animais.

Por Que as Pessoas se Tornam Veganas?

Veganes geralmente escolhem evitar produtos de origem animal por um ou mais dos seguintes motivos listados abaixo:

Ética

Veganes com ética, acreditam firmemente que todas as criaturas têm direito à vida e à liberdade.

Portanto, eles se opõem ao fim da vida de um ser consciente simplesmente para consumir sua carne, beber seu leite ou vestir sua pele – especialmente porque existem alternativas disponíveis hoje no mundo.

Veganes com ética, também se opõem ao estresse psicológico e físico que os animais são submetidos como resultado das práticas agrícolas modernas.

Por exemplo, veganes com ética deploram as pequenas cercas e gaiolas nas quais muitos animais vivem e raramente saem entre o nascimento e o abate.

Além disso, muitos veganes se manifestam contra as práticas da indústria agrícola, como a moagem de pintos machos vivos pela indústria de ovos ou a alimentação forçada de patos e gansos para o mercado de foie gras.

Veganes com ética, podem demonstrar sua oposição protestando, conscientizando e escolhendo produtos que não envolvem agricultura animal.

Saúde

Algumas pessoas escolhem o veganismo por seus potenciais efeitos à saúde.

Por exemplo, dietas à base de plantas podem reduzir o risco de doenças cardíacas, diabetes tipo 2, câncer e morte prematura.

Reduzir a ingestão de produtos de origem animal também pode reduzir o risco de doença de Alzheimer ou morte por câncer ou doença cardíaca.

Alguns também escolhem o veganismo para evitar os efeitos colaterais relacionados aos antibióticos e hormônios usados na agricultura animal moderna.

Finalmente, os estudos vinculam consistentemente as dietas veganas a um menor peso corporal e índice de massa corporal (IMC). Algumas pessoas podem escolher essas dietas para perder peso.

Meio Ambiente

As pessoas também podem optar por evitar produtos de origem animal por causa do impacto ambiental da agricultura animal.

Um relatório de 2010 das Nações Unidas (ONU) argumentou que esses produtos geralmente requerem mais recursos e causam maiores emissões de gases de efeito estufa do que as opções baseadas em plantas.

Por exemplo, a agricultura animal contribui para 65% das emissões globais de óxido nitroso, 35-40% das emissões de metano e 9% das emissões de dióxido de carbono.

Esses produtos químicos são considerados os três principais gases de efeito estufa envolvidos nas mudanças climáticas.

Além disso, a agricultura animal tende a ser um processo que pede um uso altíssimo de água. Por exemplo, são necessários 550–5.200 galões (1.700–19.550 litros) de água para produzir 0,5 kg de carne bovina.

Isso é até 43 vezes mais água do que o necessário para produzir a mesma quantidade de grãos de cereais.

A agricultura animal também pode levar ao desmatamento quando as áreas florestais são queimadas para áreas de cultivo ou pastagem. Pensa-se que esta destruição de habitat contribua para a extinção de várias espécies animais.

Tipos de Veganismo

Tipos de veganismo incluem:

Dieta Vegana

Geralmente refere-se a quem implementa somente uma dieta vegana ou “plant-based”, esse termo refere-se àqueles que evitam produtos de origem animal em sua dieta, mas continuam a usá-lo em outros produtos, como roupas e cosméticos.

Veganes com Uma dieta à Base de Alimentos Integrais e não processados

Esses indivíduos favorecem uma dieta rica em alimentos integrais, como frutas, verduras, grãos integrais, legumes, nozes e sementes.

Vegan-Junk Food

Algumas pessoas dependem fortemente de alimentos veganos processados, como carnes, batatas fritas, jantares congelados e sobremesas, incluindo biscoitos Oreo e sorvetes não lácteos.

Veganos Crudívoros – Raw -Food

Esse grupo come apenas alimentos que são crus ou cozidos em temperaturas abaixo de 118 ° F (48 ° C)

Low-Fat e Raw-Food Veganes – Fruitarian

Também conhecido como frutariano, esse subconjunto limita alimentos com alto teor de gordura, como nozes, abacates e coco, e se alimentam principalmente de frutas. Outras plantas são ocasionalmente consumidas em pequenas quantidades.

Alimentos Que os Veganes Evitam

Os vegans evitam todos os alimentos de origem animal. Esses incluem:

  • carne
  • frango
  • peixe
  • marisco
  • ovos
  • laticínios
  • mel

Além disso, os veganos evitam ingredientes derivados de animais, como albumina, caseína, carmim, gelatina, pepsina, goma-laca, cola de peixe e soro de leite.

Os alimentos que contêm esses ingredientes incluem alguns tipos de cerveja e vinho, marshmallows, cereais matinais, balas de goma e goma de mascar. Mas não se assuste! Hoje em dia, encontra-se tudo isso em versões Vegan-Friendly e sem nada de origem animal.

Alimentos Que os Veganos Comem

Evitar produtos de origem animal não significa apenas vegetais e tofu.

De fato, muitos pratos comuns já são veganos ou podem ser ajustados facilmente.

Alguns exemplos incluem burritos de feijão, hambúrgueres vegetarianos, pizzas de tomate, smoothies, nachos com salsa e guacamole, Wraps de hummus, sanduíches e massas.

As refeições à base de carne são geralmente trocadas por refeições contendo o seguinte:

  • feijões
  • lentilhas
  • tofu
  • seitan
  • tempeh
  • nozes
  • sementes

Você pode substituir produtos lácteos por leites vegetais, ovos mexidos por tofu mexido, mel por adoçantes à base de plantas, como melaço de cana, e ovos crus com sementes de linhaça ou chia em receitas.

Além disso, os veganos tendem a consumir uma variedade de grãos integrais, além de uma grande variedade de frutas e legumes.

Finalmente, você também pode escolher entre uma seleção sempre crescente de produtos veganos prontos, incluindo carnes veganas, leites vegetais fortificados, queijos veganos e sobremesas.

No entanto, esses produtos altamente processados ​​podem ser carregados com aditivos, óleos e ingredientes artificiais.

Conclusão

Veganes são indivíduos que evitam produtos de origem animal por razões éticas, de saúde ou ambientais – ou uma combinação dos três.

Em vez disso, eles comem vários alimentos vegetais, incluindo frutas, legumes, grãos integrais, verduras, nozes, sementes e produtos feitos com esses alimentos.

Se você já tem interesse em incluir mais desses alimentos em sua dieta, a transição para o veganismo pode ser mais fácil do que você imagina.

No entanto, você pode considerar suplementos para garantir que está recebendo todos os nutrientes que seu corpo precisa e sempre consultar um nutricionista para ter certeza que está ingerindo todos os nutientes para uma dieta saudável, independente de ser ou não uma dieta vegana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *