Se você está procurando uma receita de bálsamo labial vegano 100% livre de crueldade, porque não fazer sua própria receita de bálsamo labial vegane com um substituto de cera de abelha, como cera de candelilla?

Existem várias alternativas para a cera de abelha, mas a cera de candelilla é uma das favoritas de quem trabalha com cosmetologia vegana.

O protetor labial é um dos produtos de beleza DIY (Do It Yourself ou Faça você Mesme) mais fáceis que você pode fazer em casa.

Aproveite também para visitar a nossa lojinha, e adquirir produtos veganes feitos com toda qualidade e amor por empresas locais que se preocupam com a sua saúde e a saúde do nosso planeta.

Faça sua parte com escolhas conscientes em todos os produtos que utiliza

Se você já é vegane ou chegou por aqui agora mas está preocupade com o fato de que o uso de cera de abelha pode contribuir para o desaparecimento das abelhas, continue lendo!

Você sabia que muitos apicultores cortam as asas das abelhas-mestras e matam o drone para evitar o enxame? O enxame é quando as abelhas começam a se mover da colmeia para outro local para encontrar mais pólen. A enxameação é o meio natural de reprodução das colônias de abelhas.

Os apicultores também danificam e matam as abelhas ao coletar o favo de mel e usam alimentos artificiais ou pesticidas se a cera de abelha não for certificada como orgânica.

Como outros animais de criação industrial, as abelhas são vítimas de condições de vida não naturais, manipulação genética e transporte estressante.

O Que é a Cera de Candelilla?

A cera de candelila é uma cera totalmente derivada de plantas, produzida a partir do arbusto de candelila sul-americana. A cera de candelila é rica em ácidos graxos e resina, o que a torna um ótimo substituto para a cera de abelha em produtos de beleza caseiros. É de rápida absorção e também muito emoliente, sendo ótimo para acalmar os lábios rachados!

A cera de candelila é mais dura do que a cera de abelha, então você precisará levar isso em consideração ao fazer seu próprio protetor labial. Seu ponto de fusão, em torno de 70 graus Celsius, também é superior aos 63 graus da cera de abelha. Ela também pode levar até três dias para endurecer totalmente após derreter, o que significa que seu protetor labial levará mais tempo para endurecer. Paciência é uma virtude!

Dito isso, suas propriedades anti inflamatórias naturais e capacidades hidratantes a tornam uma excelente escolha para receitas de bálsamos labiais veganes.

Caso você não ache a cera de Candelilla (acho difícil você não achar pois hoje em dia ela é encontrada facilmente tanto online como nas lojas físicas de produtos naturais e óleos), você pode usar a cera de Carnaúba.

A cera de Carnaúba é colhida de árvores aqui mesmo no Brasil. É uma cera dura como a candelila, com alto ponto de fusão de 82 graus Celsius. O preço é mais alto do que a cera de abelha, mas como é mais dura, você utilizará uma menor quantidade também.

Saborizando seu Protetor Labial Caseiro

Depois de selecionar a cera primária para seu protetor labial, você pode criar diferentes sabores e aromas usando óleos essenciais. A maioria dos óleos essenciais traz seus próprios benefícios para a saúde e também pode ser selecionada por suas propriedades nutritivas.

Diversifique no uso dos óleos essenciais e aproveite tudo que natureza tem para te oferecer

O óleo essencial de hortelã-pimenta é uma escolha comum para protetor labial. É calmante e refrescante na pele e é naturalmente antimicrobiano. Isso fará seus lábios formigarem e, como benefício adicional, pode até ajudar a tornar o hálito mais fresco!

O óleo essencial de café também é uma boa escolha para protetor labial e tem um efeito revigorante no corpo e na mente.

Você tem muitas opções quando se trata de fazer um protetor labial vegane em casa, cheio de ingredientes limpos e nutritivos e completamente livre de crueldade. A cera de candelila ou de carnaúba são excelentes substitutas para a cera de abelha e, por serem mais dura, você utilizará menos e economizar dinheiro na feitura do seu protetor labial!

Ao ser criativo com os óleos essenciais, você pode criar produtos caseiros tão luxuosos e interessantes quanto os itens comprados em loja, e apenas com ingredientes nos quais você confia.

Então vamos a receita!

Receita de Protetor Labial Vegane

Ingredientes
1 colher de chá de cera de candelila
6 colheres de chá de óleo de coco orgânico
2 colheres de chá de manteiga de karité orgânica refinada (Pode se usada a manteiga de cacau também ou outra de sua preferência)
15 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta ou outro óleo que deseje utilizar

*utilize colheres medidoras

Instruções
Derreta a cera, óleos e manteiga em banho-maria em fogo baixo. Basta usar uma tigela de alumínio colocada em cima de uma panela com água.

Assim que tudo estiver derretido, misture bem com uma colher. Deixe resfriar um pouquinho e adicione o óleo essencial.

Despeje em recipientes de protetor labial imediatamente. Aqui pode ser um recipiente novo ou reutilizado do modelo que você tiver. Um potinho com tampa de rosca ou um próprio para protetor labial novo ou reutilizado de um batom que acabou.

Se já começou a endurecer, não entre em pânico! Coloque de volta no banho-maria por alguns segundos até que derreta novamente e despeje o restante nos recipientes.
Deixe esfriar por uma ou 2 horas até que esteja completamente solidificado. (tempo depende da cera utilizada)

Aplique nos lábios quantas vezes forem necessárias!
A vida útil deste bálsamo labial vegane é de cerca de 1 ano, mas depende da vida útil dos óleos e manteigas que você usou. Não precisa ser refrigerado e rende em média 7-8 protetores labial de plástico no modelo padrão de protetor labial.

Temos em nossa loja diversos produtos de cuidados pessoais. Visite o Lar Vegan hoje mesmo ou entre em contato para saber quais novidades temos na loja.

Este protetor labial é bom, macio e com um efeito de Gloss brilhante dependendo de quanto você coloca.

Deixe-nes saber nos comentários abaixo se esta receita de protetor labial vegane é útil e se você tiver alguma dúvida!

Não se esqueça de compartilhar com seus amigues nas redes sociais e nos marcar nas fotos. Precisamos espalhar por aí como é fácil fazer protetor labial vegane em casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *