Salpicão é um clássico no Natal brasileiro! Além de delicioso e fácil de fazer, é uma ótima opção de acompanhamento para a ceia.

Com as festas de Fim de Ano chegando, é sempre um desafio comer na casa dos familiares (sem aglomeração! Por amor!!!) que não entendem bem da dieta Vegana e muita vezes, não nos oferecem opções na ceia.

Por isso, nada melhor que se garantir, levar teu salpicão de casa e, além de não ficar com fome na noite de Natal, mostrar para tua família o quão deliciosa é a comida vegana e que existem muitas opções baratas para livres de sofrimento para todas as ocasiões.

Escolher fazer com produtos frescos ao invés de conservas, vai incrementar ainda mais sabor à sua receita.

Vamos para a receita então:

Salpicão Vegano

Ingredientes:

1 xícara (de chá) de cenoura ralada
1/2 xícara (de chá) de maçã verde picada
1/2 xícara (de chá) de milho em conserva ou fresco (melhor ainda)
1/2 xícara (de chá) de salsão bem picado
1/2 xícara (de chá) de azeitonas picadas
1 xícara (de chá) de cubinhos de batata cozidas
1 xícara (de chá) de ervilha ou fresca (melhor ainda)
1/2 xícara (de chá) de uva passa (entenda o dilema da tua família com uva passas antes de fazer se quiser agradar mais pessoas além de você)
1 xícara (de chá) de carne de jaca desfiada – Temos Carne de Jaca congelada à venda no restaurante.
1/2 xícara (de chá) de maionese vegana – Outra opção é usar uma bisnaga do nosso catupisoy no lugar da Maionese. Fica um escândalo!!!
1 colher (de sopa) de mostarda
Suco de meio limão
1/2 xícara (de chá) de salsinha e cebolinha picadas
Sal e pimenta moída a gosto
Batata palha – coloca na hora de servir para não ficar murcha

Modo de preparo

Lave e pique os ingredientes conforme a descrição. Também cozinhe os cubinhos de batata em água quente até ficarem macios (basta atravessar uma faca por eles com facilidade). Para preparar o salsão, retirei a casca com uma faca e depois piquei bem.


Em uma vasilha grande, coloque a cenoura ralada, a maçã verde picada, o milho, o salsão, a azeitona picada, os cubinhos de batata cozidos, a ervilha, a uva passa e acrescente a carne de jaca desfiada.

Adicione a maionese vegana de sua preferência ou Catupisoy, a mostarda, o suco de limão, a salsinha e cebolinha picadas e tempere com sal e pimenta moída a gosto. Misture bem, cubra e leve a geladeira por pelo menos duas horas antes de servir. Coloque em uma travessa bonita e salpique batata palha por cima.

Está pronto!

Serve em média 6 pessoas. Tempo de preparo: 25 minutos (preparo) + 2 horas (geladeira). Receita original do Blog Presunto Vegetariano.

Esta receita não tem erro, você pode colocar mais ou menos dos ingredientes, depois é só acertar o tempero.

Não tem erro nem na receita e nem na escolha de fazer esse Salpicão, sim ou sim para sua ceia esse ano com o nosso Catupisoy. Só faz e me agradece depois.

Compartilha aqui com a gente sua foto, marque o #BlogLarVegan nas mídias sociais e conta aqui… Sua família gosta ou não gosta de Uva Passa na comida?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *