Viver uma vida mais sustentável e com menos resíduos não acontece da noite para o dia. Novos hábitos simples surgem lentamente e, depois de alguns anos, você percebe o quanto mudou.

Você pode começar sua jornada de redução de resíduos (Low Waste) adotando as 3 mudanças de hábito que têm o maior impacto: Seguir um estilo de vida vegano e uma dieta baseada em vegetais. Evite voar (sim! Voar). Evite o uso de um carro passe a usar o transporte público sempre que possível; Além claro, de parar de comprar tanta coisa desnecessária.

As pequenas mudanças também são importantes e devemos mudar para alternativas mais sustentáveis sempre que possível. Quando pedimos mudança, começamos a ver o que está acontecendo. Existem várias trocas para ter menos resíduos nos ítens de uso diário, e muitas delas são mais econômicas, o que significa que você também economiza dinheiro.

Para lhe dar uma ideia de como pode ser um estilo de vida com menos resíduos, segue algumas possibilidades que muitas vezes não consideramos, mas que te ajudam a ser mais gentil consigo mesme e com o planeta.

Fazendo escolhas que reduzam os resíduos no planeta desde o cafezinho.

Café

Compre grãos de café a granel (para reduzir os resíduos de embalagens), moa-os frescos todos os dias e prepare com um filtro reutilizável. É relativamente fácil reduzir os resíduos de seu hábito de café. E se você comprar para viagem – lembre-se de levar sua xícara reutilizável. Para quem bebe chá de ervas, opte por folhas soltas, que também é fácil de preparar e com baixo desperdício.

Cuidados Pessoais

Existem muitas trocas com baixo nível de resíduos para o banheiro. No chuveiro, há sabonete em barra, xampu e condicionador. Até mesmo papel higiênico ecológico existe, e você pode optar por um aparelho de barbear onde você repõe somente a lâmina, ao invés de jogar o aparelho todo fora.

Para as mulheres em seu período menstrual, uma infinidade de opções de produtos sustentáveis que não geram lixo no meio ambietne. Escova de dentes feita de bambu e pasta de dente com produtos naturais e que além de serem melhores para o seu organismo por conter somente ingredientes naturias, não poluem as águas com resíduos.

Ter uma rotina de beleza minimalista torna os resíduos naturalmente mais baixo. Opte por produtos veganos, e escolha maquiagens feitas com ingredientes naturais. Além disso, use óleo vegetal para a limpeza da pele na hora de retirar a make.

Reduza o desperdício do seu guarda-roupa comprando e usando uma mistura de velhos favoritos, novas peças sustentáveis e achados de segunda mão. Que tal se desafiar a usar tudo o que você tem no guarda roupas pelo menos 30 vezes? É mais difícil do que você pensa!

Ter um guarda-roupa com baixo nível de desperdício, é usar o que temos, desacelerar nossas compras e apoiar marcas sustentáveis.

Cozinhando

Falamos um post todinho sobre o desperdício de alimentos. Segue algumas dicas extras.

Comer uma dieta baseada em vegetais é uma das maiores maneiras de reduzir o impacto ambiental. Faça su própria comida do zero para evitar embalagens plásticas e reduzir o líxo. Compre na feira ou em mercados locais sem plástico e padaria local, mas é possível comprar minimizando resíduos em um supermercados também.

Uma excelente forma de reduzir o desperdício de alimentos é comprar alimentos com desconto. Tenha uma prateleira ‘coma primeiro’ na geladeira para te ajudar a comer a comida antes que ela estrague. Ao escolher o que comer, cozinhe primeiro com os ingredientes desta prateleira para evitar que a comida se desperdice.

Aprender a armazenar alimentos de maneira adequada também ajuda a reduzir o desperdício de alimentos. Use embalagens de plástico que já tem em casa e reaproveite potes de vidro para armazenamento.

No Trabalho

Quando comprar eletrônicos, tente comprá-los recondicionados ou usados – nem sempre é possível ou econômico, mas vale a tentativa. Tenha uma pilha de itens de papelaria antigos para reaproveitar ou usar todas as folhas até o final, e mantenha o controle das tarefas por meio de marcadores no computador.

Reutilize e recicle o máximo de embalagens possível. Prefira adquirir embalagens feitas de material sustentável ou resignifique outras embalagens, reaproveitando-as.

Alguns de nós passamos mais tempo em nossos ambientes de trabalho do que em nossos lares. Os bons hábitos devem ser cultivados nesse ambiente também.

Executando Tarefas na Rua

Seja levando cartas aos correios ou saindo para fazer compras no mercado, sempre leve coisas que te ajude a reduzir os resíduos. As sacolas reaproveitáveis são excelentes para carregar as compras, pois são dobráveis e podem ser guardadas na bolsa ou no carro.

Se for ficar muito tempo longe de casa, coloque na bolsa coisas extras, como salgadinhos, um copo reutilizável, utensílios de bambu e guardanapos de pano próprios para usá-los na rua e evitar resíduos descartáveis.

Fazendo Tarefas Domésticas

Opte por de produtos de limpeza ecológicos e veganos também. Você realmente não precisa de muitos produtos diferentes para limpar sua casa.

Um bom limpador multiuso serve para limpar basicamente a casa toda. Não é à toda o nome multiuso.

Substitua os descartáveis, como filme plástico e toalhas de papel, por materiais reutilizáveis, como tampas de silicone, tapetes de silicone e panos laváveis. Quando você se livra da desordem e possui menos, a limpeza também fica muito mais fácil.

Na Hora de Dormir

Escolha roupas de cama feitas de algodão ou, se possível, algodão orgânico e de maneira sustentável. Deixe sua casa com um cheiro incrível com o uso óleos essenciais e incensos naturais.

Use um spray de travesseiro feito por você mesme para dormir melhor, e aproveite uma noite de sono deliciosa sabendo que contribuiu com o seu melhor para um mundo com menos resíduos.

Visite nosso espaço e conheça todos os produtos veganos e sustentáveis que oferecemos em nossa lojinha de produtos naturais.

Temos cosméticos, incensos, roupas com temas veganos, acessórios, etc.

E aí? Quais dessas ações você já implementa em sua rotina e quais você deseja implementar ainda em 2020?

Conte para nós as suas dicas de sustentabilidade e redução de resíduos.

2 thoughts on “Hábitos Diários Para ZERO Resíduos

    • Fabiana Autor do postResponder

      Que maravilha!!! Importante inserir esses hábitos no nosso dia-a-dia.
      Gratidão pelo retorno.
      Assim sabemos o que nossos leitores desejam ver mais por aqui.
      Um grande abraço.
      Fica em segurança por aí.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *