Não sei vocês, mas nós estamos com muita saudade do nosso Café da Manhã de final de semana.

Como muitos de vocês deve se lembrar, aqui no Lar Vegan, todo final de semana oferecemos café da manhã (fora dos tempos de pandemia 🙁 ) com uma mesa repleta de muitas gostosuras veganas. Nada melhor que iniciar o dia com aquele pãozinho quentinho, pão de beijo, bolos, biscoitos, café, chocolate quente… Afff!!!  😋 Tudo vegane e delicioso!

Esse momento pede cautela, e não podemos ter a nossa mesa de delícias montada, mas não podemos deixar você só na vontade né???!!!

Então hoje, viemos aqui partilhar duas receitas deliciosas e mega fáceis para você fazer em casa.

Pãozinho básico, mega fácil de fazer com somente 4 ingredientes, e uma manteiga vegana cremosa e que derrete no pãozinho quentinho.

Anota aí os ingredientes e se prepara para se deliciar e segurar essa barra que é gostar do nosso café da manhã até ele voltar à ativa.  😜

Receita de Pão Caseiro

  • Rendimento: 1 pão de 500 g. Para fazer 2 pães é só você dobrar os ingredientes. E neste caso, os tempos de fermentação continuam os mesmos.
  • Tempo de manuseio: 40 minutos
  • Tempo total de preparo: 3 a 4 horas

Ingredientes:

  • 360 g (3 xícaras) de farinha de trigo
  • 230 g (1 xícara) de água
  • 4 g (½ sachê) de fermento biológico seco instantâneo
  • 7 g (½ colher de sopa) de sal

Modo de preparo:

  1. Em uma tigela grande, adicione 360 gramas de farinha de trigo. Isso equivale a aproximadamente 3 xícaras. Use qualquer farinha de trigo que você encontrar no mercado, só não pode ser aquelas que já vem com fermento. Aqui no canal tem um vídeo onde eu indico as marcas de farinha que mais eu utilizo.
  2. Nessa receita vamos usar o fermento biológico seco instantâneo, que vem em um sachê de 10 g. Se você só tiver o fermento biológico fresco, aquele pastoso vendido em tablete, multiplique a quantidade de fermento por 3.
  3. Precisamos de 4 g de fermento biológico seco. Mesmo usando uma balança de precisão, é difícil pesar tão pouca quantidade. Então a gente faz o seguinte: o sachê de fermento tem 10 g, despeje toda quantidade em um pires e faça a divisão de forma visual. 4 g seriam um pouco menos da metade do pacote.
  4. De sal são 7 gramas. Isso dá aproximadamente meia colher de sopa
  5. Vamos adicionar o fermento e o sal na tigela. O fermento de um lado e o sal de outro. Neste momento é interessante não deixar esses dois ingredientes em contato direto para que o fermento não perca sua força.
  6. Misture bem os ingredientes secos e aproveite para abrir um buraco no meio da farinha.
  7. Acrescente a água, mas não coloque tudo, reserve um pouco no copo. Cada marca de farinha possui uma capacidade diferente de absorção. Nas primeiras tentativas, é melhor deixar a massa mais dura do que mole, pois podemos fazer a correção antes de começar a sova, conforme você vai ver logo mais.
  8. Comece misturando com uma colher e depois use as mãos. Tente sujar apenas uma das mãos, a outra fica limpa para segurar a tigela. Aproveite toda farinha que ficar grudada nas laterais
  9. Agora vamos colocar a massa na bancada. Antes de começar a sovar, mas já com todos os ingredientes bem incorporados, sinta a consistência da massa.
  10. Aqui, o segredo é você tentar usar o máximo de água que conseguir. Quanto mais água, mais leve vai ficar o miolo do pão. O problema é que se você ultrapassa o limite de água que a farinha é capaz de absorver, a massa vai ficar grudenta e difícil de manipular. Então, nas primeiras vezes, não use muita água pode deixar a massa um pouco mais dura.
  11. Eu adiciono a água bem aos poucos, coloco uma ou duas tampinhas de garrafa de cada vez, misturo e verifico novamente a consistência.
  12. Para finalizar, vamos modelar uma bola, cobrir e deixar descansando por 10 minutos antes de começar a sovar Durante essa pausa a farinha vai absorver melhor a água e a sova ficará mais fácil.
  13. Para esse tipo de massa mais firme, vamos usar o método de sova clássico: Segure uma ponta com uma das mãos e empurre a massa sobre a bancada utilizando a base da palma da outra mão.
  14. Não precisa colocar força e nem rasgar a massa. Dobre ou enrole a massa sobre si mesma, de volta ao ponto inicial.
  15. Agora é só virar em 90º com a emenda para cima e repetir o movimento. A sova deve durar aproximadamente 10 minutos
  16. Após esse período, é importante que a massa esteja bem lisa e elástica. Se sentir necessidade, sove por mais 5 minutos.
  17. Coloque a parte lisa para cima, modele uma bola usando as duas mãos e volte a massa para a tigela.
  18. Cubra novamente com um pano e deixe descansar por cerca de 1 hora até dobrar de tamanho(se estiver calor é mais rápido).
  19. Enquanto a massa descansa, pegue uma assadeira e unte com um pouco de manteiga ou óleo para não grudar.
  20. Nesta primeira fermentação, a massa deve crescer, mas não de forma exagerada. Se crescer demais, vai perder estrutura, o pão vai ficar achatado e não vai dourar.
  21. Use a ponta dos dedos para descolar a massa da tigela, sempre com bastante delicadeza.
  22. Coloque a massa sobre a bancada, com a parte mais lisa virada para baixo.
  23. Se a massa estiver grudando, pode polvilhar um pouco de farinha na bancada.
  24. Amasse um pouco com a ponta dos dedos, sem colocar muita força, até formar um retângulo.
  25. Vamos começar a modelagem. Dobre ligeiramente a base da massa para dentro e dobre as duas laterais em direção ao centro, formando um triângulo.
Temos uma variedade de ítens de padaria congelados e por encomenda. Clica aqui para ver nosso cardápio e babar com tantas gostosuras.

  1. Comece a enrolar a massa a partir da ponta do triângulo. Enrole e pressione a massa levemente com a ponta dos dedos.
  2. Quando estiver chegando perto da base, utilize os polegares para pressionar a massa sobre a bancada.
  3. Mantenha a emenda da massa virada para baixo
  4. Tente utilize as duas mãos e arrastar suavemente a massa sobre a bancada. Isso vai criar uma tensão na superfície e vai ajudar a formar a pestana do pão, aquela parte mais saliente da crosta.
  5. Coloque a massa modelada sobre a assadeira untada para aguardar a segunda fermentação.
  6. Cubra e deixe descansar por mais 30 minutos.
  7. Já pode ligar o forno em 250ºC, pois o preaquecimento também costuma demorar de 20 a 30 minutos.
  8. Para assar esse tipo de pão precisamos de bastante calor, então não tenha medo de usar a máxima temperatura que o seu forno consegue atingir. Não se preocupe, os equipamentos doméstico geralmente não passam de 200ºC, mesmo o termostato indicado mais do que isso.
  9. A gente vai precisar de calor apenas na parte de baixo. Se o seu forno tem uma resistência superior, geralmente chamada de gratinador ou função grill, mantenha ela desligada por enquanto.
  10. Precisamos também injetar vapor de água dentro do forno nos minutos iniciais. E como a gente faz isso no forno doméstico? Eu vou ensinar dois métodos:
  11. O primeiro é o mais simples, usamos um borrifador para espalhar água dentro do forno.
  12. No segundo método, vamos precisar de 1 ou 2 panos e uma forma de pão ou bolo inglês. Menos de 5 minutos antes de começar a assar o pão, enrole dois panos e coloque dentro da forma. Despeje água fervendo sobre eles e coloque dentro do forno, na parte mais inferior.
  13. Use pelo menos um desses métodos para gerar vapor dentro do seu forno. De preferência, use os dois ao mesmo tempo, como nós vamos fazer aqui.
  14. Após o descanso, o pão está pronto para entrar no forno.
  15. Mas antes é necessário fazer um corte na sua superfície para a crosta não rachar enquanto estiver assando. Não precisa de uma lâmina de padeiro, pode improvisar usando uma faca de serra.
  16. Faça um corte de uma ponta a outra do pão. Tente fazer um único movimento, formando uma linha levemente curvada para um dos lados, com cerca de 0,5 centímetros de espessura.
  17. Abra rapidamente o forno, coloque a assadeira e borrife um pouco de água.
  18. Após 15 a 20 minutos, caso você tenha utilizado o método com os panos enrolados, retire a forma de dentro do forno para cortar o vapor.
  19. Agora vamos deixar o pão no forno por mais 20 a 30 minutos até dourar bem. No total serão aproximadamente 50 minutos de forno.
  20. Se o pão não dourar neste período e o seu forno tiver a função gratinar ou grill, ligue por 5 minutos, reduzindo a temperatura de 250 para 210ºC.
  21. Neste momento o cheiro de pão quentinho já vai ter se espalhado por toda casa.
  22. Mas antes de comer, ainda precisamos esperar no mínimo 30 minutos. Eu sei que é difícil esperar, mas se cortar o pão agora o miolo vai ficar todo empelotado.
  23. Coloque o pão para resfriar sobre uma grade de resfriamento, pode usar uma boca de fogão desligada, por exemplo.
  24. O pão fica com uma crosta crocante e um miolo bem macio.

Além desse pão mega fácil de fazer, que tal incrementar o seu café da manhã? Aqui no Lar Vegan, temos Pão de Beijo congelado, bauru, tortas, bolos e outras delícias para você montar a sua mesa de café da manhã em sua casa. Visita nossa página hoje mesmo para ver nosso cardápio completo e fazer a sua encomenda.

O primeiro pão costuma ser o mais difícil. Se o seu não der certo, não se preocupe. Repita a receita para ganhar prática e deixe suas dúvidas nos comentários logo abaixo, eu vou responder sempre que possível.

Receita do site Amo Pão Caseiro do Adriano Ribeiro, que apesar de não ser um canal totalmente vegano, tem muitas receitas que já são naturalmente veganas explicadas com uma riqueza deliciosa de detalhes deixando tudo muito mais fácil.

Segue o vídeo da receita no Youtube para você ver como fica a textura da massa e tirar alguma dúvida.

Receita de pão caseiro vegano com somente 4 ingredientes. Faça hoje mesmo um pão caseiro para comer com queijos veganos e uma manteiguinha vegana cremosa e saborosa. Huuuummmmm

Mas e aí?? O que passar nesse pãozinho delicioso? Calma que temos tudo sob controle.

Segue abaixo uma receita de manteiga vegana cremosa e saborosa para acompanhar essa delícia.

Manteiga Caseira Vegana que Derrete no Pão

Receita de Manteiga Caseira Vegana que derrete no pão. (rende um vidro com 300g)

Ingredientes:

  • 200ml Óleo de coco (em estado líquido)
  • C.S. Óleo ou azeite de oliva 100ml Leite da sua preferência (usei leite de amêndoas)
  • 1/2 c.c. Sal 1 c.c.
  • Vinagre de maçã ou suco de limão Açafrão, Cúrcuma ou Corante alimentício (Coloque aos poucos para obter a cor desejada para a manteiga)

Modo de Preparo:

Essa receita é basicamente bater todos os ingredientes e colocar para resfriar, mas segue abaixo o vídeo da nossa querida Mussinha, que tem um canal cheio de delícias veganas para você não ter dúvidas. Nele, ela conta todos os detalhes da receita.

Receita de manteiga vegana cremosa fácil de fazer e que derrete no pão.

Além do pãozinho com manteiga clássico do café da manhã, que tal um queijo quente vegano?? Aqui no Lar Vegan, oferecemos queijos veganos em bisnagas prontinhos para usar.

Basta passar no pãozinho e tostar na torradeira ou frigideira e se deliciar!

Gostou dessas receitas? Compartilha com aquele amigue ou familiar que está buscando opções gostosas e caseiras e nos conta abaixo como que você gosta de comer o seu pãozinho.

Estamos funcionando todos os dias no salão e para entrega. Seguimos rigorosamente todas as normas de segurança para manter a saúde de todos os nossos colaboradores e clientes.

Pizzas, lanches, refeições fitness congeladas, salgados, etc… Temos uma infinidade de opções no nosso cardápio de congelados ou por encomenda.

O Lar Vegan é a melhor e mais completa opção de restaurante vegano e saudável em Perdizes, Lapa, Pompéia e região. Visite hoje mesmo nossas redes sociais e faça sua encomenda.

Temos queijos veganos prontos para uso. Catupisoy, Catupisalsa, Vegarela. Faça seu pedido hoje mesmo e saboreie aquele queijo quente no café da manhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *